Tudo que há em mim

Nós mulheres enfrentamos tantas coisas no nosso cotidiano, fazemos tantas coisas, somos várias pessoas em uma só. Somos filhas, mães, amigas, mulheres... e por que não dizer mágicas. Fazemos mesmo verdadeiras mágicas para cumprir com tantos compromissos e tantas responsabilidades num período tão curto de tempo chamado: DIA. Pois é amigas, esse é o nosso espaço, para trocamos idéias, dicas, nos ajudar-mos mutuamente. Enfim, aproveitem a casa é NOSSAAAAAA!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Amamentar - um ato de amor

O leite materno é completo. Isso significa que até os 6 meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos. Você pode continuar amamentando até 2 anos ou mais. O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. Isso sem falar que a ama­mentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.

Amamentar é saúde para o filho e para a mamãe também.

- reduz o peso mais rapidamente após o parto;
- ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto;
- reduz o risco de diabetes;
- reduz o risco de câncer de mama;
- se a amamentação for exclusiva, pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez.

Dê o peito ao seu filho sempre que ele pedir. Como ele não tem um horário fixo de mamadas aos poucos ele faz o seu próprio tempo. E nunca esqueça de lavar bem as mãos antes de amamentar.

OUTRAS DICAS:

- a melhor posição para amamentar é aquela em que você e o seu bebê se sentirem mais confortáveis. Não se apresse, deixe o bebê sentir o prazer e o conforto do contato com seu corpo;
- cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado. Dei­xe-o mamar até que fique satisfeito. Espere que ele esvazie bem a mama e então ofereça a outra, se ele quiser.
- o leite do fim da mamada tem mais gordura e por isso mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso;

- na primeira mama, o bebê suga com mais força porque está com mais fome e assim esvazia melhor essa mama. Por isso, sempre comece com aquela que terminou a última mamada, para que o bebê tenha a oportuni­dade de esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para a mãe ter bastante leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário